domingo, 31 de janeiro de 2010

A PRIMEIRA NOITE FORA COM PAPAI OU DEPRÊ DE MÃE



Depois do primeiro dia juntos longe da mamãe, da primeira semana sozinhos em casa enquanto a mamãe viajava e da recente iniciação ao futebol à distância da mamãe, agora pai e filho foram passar a primeira noite fora de casa sem a mamãe... Ó céus!

Pior é que fui eu que pedi: Dani ia pra Campinas fazer compras pra obra, eu tenho que trabalhar amanhã, ele topou fazer malabarismos para levar o filhote (valeu, amor!!), a vovó topou ficar com o pequeno (brigadão, vovó!), e tudo se resolveu. Levei pai e filho até Rio Claro para encontrar os super avós, e, na volta, se não fosse Chico César a mamãe aqui tinha embarcado numa bad trip, vontade de pegar o primeiro retorno e sair correndo atrás deles: "péraê, eu vou também!!". Me contive, chorei um pouquinho e fiquei pensando em como sou molona, como choro por tudo, imaginando que tipo de mãe eu serei quando meu filho for adolescente, homem feito... Concluí que serei igualzinha a minha mãe: ela chorava quando eu voltava aos finais de semana para a faculdade, e chora até hoje, quando Caio vai embora da casa dela. Serei IDÊNTICA, tenho certeza. (chora não, hein, mami...)

Até que me aguentei forte na estrada. Mas quando cheguei em casa, aquela penumbra do fim do dia, uma lâmpada queimada na sala, chovendo lá fora e aqui dentro fazendo tanto frio, brinquedos espalhados pela casa inteira, a casa vazia... não me aguentei, abri o maior berreiro mesmo, me consolei feito louca com a Taipa (nossa cachorra!), e agradeci aos céus por não ter uma barra de chocolate por perto, porque senão o regime da semana toda teria ido pro saco. Mamãe em momento deprê-master, foi foda. E aí, como não tinha chocolate, meti a cara no trabalho, afinal foi só por isso que liberei a noitada dos meninos.

Imagem daqui.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DA SÉRIE: DELÍRIOS DE MÃE


Desde ontem dei pra ter um desejo secreto de mãe. Talvez algumas de vocês me entendam, acompanhem só.

Depois de alguns dias fora a trabalho, desde sexta passada estou grudada no Caio e ele em mim. Fazemos praticamente tudo que dá juntos. Ocorre que entre as rotininhas dele, as nossas brincadeiras e passeios, e as intermináveis sessões de cocoricó, há que se cumprir os afazeres domésticos atrasados - dentro e fora de casa: comida, compras, contas, etc. E lá vai Caio com mamãe fazer tudo isso.

Dia 1, ontem. Orçamentos para obra da casa-própria. Xerox de documentos. Pagamento de contas. E antes que desse tempo de chegar ao supermercado o pequeno já estava dormindo no carro. Voltamos para casa e o resto ficou pro dia seguinte. Mamãe improvisou o jantar com o que tinha em casa.

Dia 2. Solicitar ligação de água para a casa própria (1 hora e meia esperando, em uma repartição pública, e Caio deu show de bom comportamento, me acabei de tanto orgulho). Pagar aluguel. Buscar homeopatia. Comprar ração. E antes de conseguir chegar ao sacolão, novamente o filhote já dormia no carro. Me virei estacionando o carro, com ele dormindo mesmo, em frente a uma rotisseria e comprei um jantar pronto.

Daí, que essa sequência de fatos me fez matutar o tal desejo secreto: porque não inventaram ainda um mercadinho delivery, um sacolão drive-thru, hein, gente??? Já pensou que sonho, a mãe poder estacionar o carro com o filhote dormindo no banco de trás, pedir "1/2 kilo de peito de frango, 300g de abóbora, 2 pés de alface, 1 penca de banana", seguir para o caixa à frente, pagar, conferir a mercadoria e chegar em casa com o filhote dormindo, colocá-lo na cama e aproveitar a soneca pra preparar um jantarzinho delícia??? Alôu, Carrefour Bairro, tá dada a dica. Rá!

domingo, 24 de janeiro de 2010

INICIAÇÃO AO FUTEBOL



Filho, hoje teu pai te levou ao estádio pra ver o Coringão pela primeira vez! Tudo bem que é um jogo no interior, num estádio menor, mas eu tô aqui, assim, meio aflita. Ainda mais porque o tempo tá meio chuvoso, seu pai tá sem celular... sei lá, coisa de mãe. Mas era um sonho antigo do teu pai te levar pra ver um jogo, eu sempre era meio contra, mas dessa vez deixei pra ele decidir. Ele ficou um pouco inseguro, primeira vez, né, filho, é sempre assim. E o vovô (que é são-paulino) ainda ficou apavorando, dizendo pra não levar... Mas no último minuto do segundo tempo ele perguntou se você queria, você estava todo animado, ele confirmou que o estádio era coberto e decidiu te levar, mesmo sabendo que isso poderia significar não ver direito o jogo ou ter que sair antes do final: pra um corintiano como o seu pai, isso é uma prova de amor e tanto, viu, filho! Ele saiu do carro afobado, porque já estava na hora do jogo começar, te tirou rapidinho (nem deu tempo de eu te dar um beijo e fazer mil recomendações a ele), colocou você no cangote, deu um tchauzinho e foi, feliz da vida. E eu, mesmo em dúvida sobre se esse era o melhor momento para você ter essa iniciação, fiquei feliz também vendo vocês indo juntos pro jogo, e apesar de aflita, estou aqui torcendo para que o Corinthians marque pelo menos um gol pra vocês comemorarem juntos, "idal o Xúlio"**, como você mesmo disse antes de sair do carro.

**(tecla sap: "igual ao Júlio", do Cocoricó, a mais nova paixão do Caio, que, no último dvd que ele ganhou, vai ao estádio assistir um jogo de futebol com o avô).

MAMÃES NA ATIVA


Já tem um tempinho que a Ju me pediu pra divulgar um trabalho super bacana que ela está fazendo, e, aproveitando a deixa, resolvi fazer esse post divulgando não apenas a iniciativa dela, mas de duas outras mamães blogueiras que, motivadas pelas transformações intensas que nos fazem virar SUPER-MÃES, transformaram também a vida profissional, investindo em atividades diferenciadas e que têm tudo a ver com maternidade, filhos e afins. Espiem só:


Com a palavra, a Ju: "Pensando nos bebês que sofrem com fantasias de tecido sintético, paetês e frufrus, eu e uma amiga desenvolvemos um linha em algodão, fresquinha, mas com muito charme pro Carnaval! É a Mamãe Eu Quero! Se você é mãe, corre lá e faça seu bebê ser um folião de primeira!". Achei a idéia sensacional, as fantasias são muito lindinhas e as fotos com pequeno Heitor e sua amiguinha Carol são uma coisa, dá vontade de apertar muuuito os pequenos foliões. Corram mesmo, viu, que o carnaval está chegando e já tem umas fantasias esgotando!




A Roberta também teve uma sacada super legal, matou o pato donald, foi trabalhar fora de casa e começou a importar umas coisinhas muito lindas pros pequenos: roupichas, sapatinhos, acessórios, brinquedos... Tudo de marcas bacanas e com preços acessíveis. O blog minhamaequedisse.wordpress.com é de enlouquecer, principalmente mãe de menina! Além do que, para comprar, você tem que fazer contato direto com a dona-e-proprietária do negócio, o que já vale a pena por si só - além de ser uma fofa, a Roberta é uma figura, recomendo muito o blog dela: piscardeolhos.wordpress.com. Eu andei namorando vááárias coisinhas de lá pro meu pequeno, como essas aqui, ó:




Outra que está toda novidadeira é a Pérola: além de ter criado, no fim do ano passado, o projeto "Mãozinhas na Massa", que divulga informações sobre saúde infantil e alimentação e realiza oficinas de culinária saudável para crianças, ela entrou em 2010 com o pé direito, e na cozinha!! A partir da experiência e do prazer de cozinhar para a família e os amigos, ela criou o blog Natureba e Cia, onde compartilha conosco suas idéias sobre culinária saudável, e divulga as delícias que ela prepara (cupcakes, pães, pastas, cookies...) e os "serviços natureba" que ela desenvolveu, como: assinatura de pães integrais (uma ótima idéia, vale conferir), pequenos eventos, festas saudáveis, lanches para escola e opções gostosas para a criançada, entre outros. Dá vontade de sentar, tomar um chazinho e passar o dia provando as gostosuras.



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MINI-FÉRIAS


Pois é. Aconteceu quando eu menos esperava: Caio foi passar as primeiras mini-férias na casa dos avós maternos. Foi assim, de repente, nem deu tempo de me preparar psicologicamente. Papai tocando a obra da nossa futura casa própria, mamãe precisando trabalhar pelo menos meio-período por semana, filhote o mês todo em casa... o jeito foi pedir socorro aos super-avós, como sempre. Fiquei meio em dúvida se já era o momento certo, mas a intuição disse que sim e, de mais a mais, as férias estariam a menos de 40 minutos da minha casa: a qualquer problema, eu sairia correndo NA HORA.

Mas, É CLARO, não teve problema nenhum, é tudo nóia de mãe, sempre. Deixei ele na casa dos meus pais na quarta de manhã, e a alegria era tanta que mal me deu tchauzinho. Fui, livre, leve e solta, e um tantinho assustada de estar tão leve e solta assim. Maridón e eu fizemos altos planos: vamos no cinema, no boteco, tirar filme, comprar vinho, etcetcetcetc... Na primeira noite, os dois pregados, "ai, vamos ficar em casa mesmo, amor". Filmeco classe C e cama, não sem antes entrar no quartinho do Caio e dar uma choradinha de saudade.

No dia seguinte, muito trabalho, mas decidimos ir ao cinema nem se fosse pra assistir Xuxa (mentira, nem morta! mas é que aqui no interiorrrrr é assim, bastou chegar as férias e TODOS os cinemas - que já são poucos - resolvem passar os mesmos filmes, quase sempre esses enlatados infantis): por sorte tinha outro um pouco melhor, e deu pra esticar um programinha a dois, matando a saudade de um botequinho que não íamos a tempos. Chegando em casa, choradinha básica, coisa de mãe de primera viagem, acho.

Sexta-feira, último dia, eu e Dani já havíamos filosofado o quanto dava sobre a estranha sensação, ao mesmo tempo boa e ruim, do filhote ficar longe de nós pela primeira vez: boa, afinal, há 1 ano e 9 meses nosso dia-a-dia gira em torno do pequerrucho, e foi uma delícia poder fazer as coisas em outro tempo, sem maiores preocupações, ficar até mais tarde fora de casa, curtir vários dias de casalzinho, dormir sem pensar que a qualquer momento o pequeno pode acordar, trabalhar mais sem culpa, dar uma descansadinha gostosa depois do almoço... e tantas coisinhas miúdas que não conseguimos mais fazer todo dia depois da chegada de um filhote; ruim, porque dá muita saudade, uma sensação meio de vazio, de algo faltando, vontade de apertar, beijar, dar mamá, brincar, cheirar, fazer cosquinha só pra ouvir a risada deliciosa... enfim, mesmo com todo o lado bom da coisa, sentimos muita falta da presença alegre e intensa do pequeno, muito mais do que podíamos imaginar.

Então fomos buscá-lo, e foi uma delícia o reencontro, com direito a muitos abraços, e muitos "mamãezinha", e muito chamego, e um grudinho gostoso, e a certeza de que uma nova era começou na familinha: os avós que se preparem!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

ANO NOVO DE MÃE


Festa de ano-novo de mãe: ficar até praticamente 23:45 fazendo o filhote - que começou a dar piti de sono bem na hora da ceia - dormir enquanto a família toda ceiava, sair do quarto sonolenta e levemente mau-humorada de fome, ir direto fazer o prato e ouvir alguém dizer: "não vai esquentar o prato agora, senão você vai passar a meia-noite sozinha lá em cima". Deixar o prato e o mau-humor de lado, encher um copo com vinho, fazer o brinde ao ano-novo, abraçar, beijar, chorar, sorrir, tirar fotos. Sentar e bater uma pratada sozinha, com direito a gracinhas e fotografias, enquanto todos já estavam há muitos copos na minha frente... Parece ruim, né?


(a decoração - involuntária - da ceia veio a calhar: 2010, copa, eleições... hein?hein?)

Mas olha só o primeiro dia do ano de mãe: receber vários abraços fortes do filhote, falando "mamãezinha" com um olhar apaixonado e rostinho colado (ele nunca tinha feito isso!!!), e, num desses abraços, ouvir um "mamãezinha linda" pela primeira vez e quase morrer!!!!!!!!! E, depois, no mesmo dia e nos dias seguintes, receber outros "mamaẽzinha linda" que me encheram de energia pro ano todo. Tá bom ou quer mais??


FELIZ 2010 PRA TODOS NÓS!!!